Quando o assunto é cabelo hidratado, saudável e macio, nós não medimos esforços, certo? Mas muitas vezes utilizamos aquele produto que, em sua embalagem, diz ser para o nosso tipo de cabelo, se entender o porquê dessa especificação. Porém nenhuma estrutura capilar é igual a outra, mesmo que sejam o mesmo tipo de cabelo. Por exemplo, um liso não é igual ao outro, assim como um cacheado não é igual ao outro; cada um tem suas diferenças pelo tipo de produto utilizado, pelo tipo de cuidado e rotina que são escolhidos. Pensando nisso o mercado de cosméticos vem expandindo cada vez mais as suas linhas de produtos, para atender a todos os tipos de cabelo com suas peculiaridades.
Um dos componentes mais utilizados atualmente nos produtos pra cabelo são os óleos vegetais, que são o tema do nosso blog de hoje! Os óleos vegetais, nada mais são que óleos extraídos de semente, folhas e galhos de plantas que trazem benefícios para quem usa, e esses vão muito além do cabelo, podendo ser usado no corpo, na comida, e outras finalidades. Porém, assim como os cabelos das pessoas são diferentes, a composição e benefícios de cada óleo também são. Os mais conhecidos e utilizados são: azeite de oliva, óleo de coco, óleo de rícino, entre outros, que são os que você encontra em farmácias e mercados, até mesmo para consumo em outras formas. Nada mais justo que listar agora as propriedades de alguns óleos pra vocês conhecerem e se apaixonarem por essas belezuras, não é mesmo?
Ficou curiosa? Vem com a gente pra descobrir tudo desse mundo vegetal!
1- Azeite de Oliva
Esse queridíssimo é utilizado comumente para fins culinários, mas no cabelo é um santo hidratante porque a gordura presente no azeite evita o ressecamento dos fios. O extravirgem, em específico, possui níveis mais elevados de vitamina A que acelera o crescimento e vitamina E que tem ação antioxidante.
#DICA: para uma mega hidratação, utilize azeite de oliva com óleo de coco, misture e massageie no couro cabeludo e no comprimento dos cabelos, deixe agir por 30 minutinhos e enxágue bem.
2- Óleo de Coco
Esse óleo é ótimo para uma bela nutrição, pois ele é rico em vitamina K e ácidos graxos, que são como o “alimento” dos folículos capilares (famosa raiz, responsável pelo crescimento e desenvolvimento do cabelo), penetra na estrutura capilar, prevenindo pontas duplas, evitando caspas e controlando a oleosidade natural do couro cabeludo.
3- Óleo de Árgan
Esse é famosinho em cosméticos pra cabelo. Extraído do fruto da árvore Argania Spinosa encontrada no Marrocos, é rico em vitaminas D e A, é um antioxidante e rejuvenescedor dos fios, também é nutritivo e protege o cabelo de danos externos. Mas cuidado!! Só um pouco já é suficiente, pois sua ação nutritiva é muito potente.
4- Óleo de Rícino
Esse óleo é extraído da mamona, e é milagroso não só para o cabelo. Possui vitamina E, ômega 6 e 9, o que auxilia no fortalecimento e crescimento capilar. É um ótimo hidratante e dá brilho, combates as caspas e controla a oleosidade, assim como o óleo de coco.
5- Óleo de Ojon
O ojon é uma espécie de palmeira predominante desde Honduras até o norte do Brasil. É um óleo rico em lipídeos e em ácidos graxos, proporcionando uma nutrição impecável dos cabelos. Em estado puro ele pode se solidificar, como é o caso também do óleo de coco, que em temperatura ambiente também solidifica. É mais indicado que o óleo de árgan no quesito nutrição, pois o árgan trata os fios de fora para dentro e repara as cutículas. Já o ojon penetra profundamente nos fios, o que aumenta o seu poder de “alimentar” o cabelo (lembra que eu disse que a nutrição é como o alimento dos fios?). Uma dica importante sobre esse óleo é que ele protege o cabelo contra processos químicos, ou seja, não é recomendado utilizá-lo antes de tintura, progressiva e outras químicas, pois ele pode atrapalhar a absorção do produto.
E para implementar as dicas, vai ai mais três super valiosas:
- Para que o seu cabelo esteja sempre bem cuidado, é de extrema importância identificar do que ele precisa (hidratação, nutrição ou reconstrução). Uma boa forma de identificar é utilizando o cronograma capilar, que você encontra explicação e modelos prontos na internet mesmo;
- Depois de identificar, escolha uma linha de produtos com compostos que sejam ideais para o tipo de reparo que você precisa, os produtos com os óleos vegetais são maravilhosos, pois tem uma base mais natural;
- Para um melhor efeito e absorção dos nutrientes, é necessário utilizar uma linha completa dos produtos, pois a lavagem é só a base do processo. Máscaras, finalizadores, cremes para pentear, todos são complementares uns aos outros.
E complementamos com o #nósindicamos a nossa linha Linha Finalizadora D + Mais Cachos Desalfy, com óleo de ojon, super nutritivo, rico em proteínas, mantendo o brilho e definição dos cachos. Valiosíssimo para nossas cacheadas. E pra você que não é cacheada, segue as dicas do mesmo jeito que você vai arrasar, é só trocar a linha de cacho por uma que se adeque ao seu tipo de cabelo.