UMECTAÇÃO: O QUE É, QUAIS SÃO SUAS VANTAGENS E COMO FAZER!

Todos os dias ouvimos falar de novas formas de cuidar do cabelo, novos produtos, novas aplicações, como hidratar, nutrir, reparar e restaurar nossos fios com ampolas, banhos de creme, sachês com soluções rápidas, e outros amigos das nossas madeixas. Atualmente, uma dessas táticas que tem chamado bastante atenção e se mostrou uma grande aliada no quesito nutrição é a maravilhosa umectação. Você com toda certeza já ouviu falar e já pensou em usar essa ferramenta que traz muitos benefícios aos cabelos, mas o que é exatamente isso?

A umectação capilar nada mais é do que um tratamento realizado à base de óleos vegetais que tem como principal objetivo nutrir o cabelo e devolver a oleosidade necessária ao couro cabeludo -sim, a oleosidade é necessária para que o cabelo esteja saudável, entretanto tudo em excesso ou falta faz mal-. Além de ser uma bomba de nutrição para o cabelo, é ótima para devolver o brilho e a maciez, além de fortalecer a estrutura capilar e auxiliar no crescimento saudável dos fios.

Essa queridíssima se mostra muito eficaz porque utiliza apenas o óleo vegetal, sem adição de cremes de hidratação ou outros tratamentos, permitindo que os fios absorvam puramente as propriedades do óleo utilizado. Dessa forma potencializa o recebimento dos nutrientes e mantém os fios saudáveis por mais tempo, claro que com todo o devido cuidado. Podemos listar aqui os benefícios mais notáveis no cabelo: redução da quebra e do frizz, diminuição das pontas duplas e dos indesejáveis nós, combate ao ressecamento e a porosidade, fortalecimento da fibra capilar, cabelo mais suave, macio e brilhante. Resumindo, essa belezinha de tratamento é mais que eficaz pra um cabelo lindo e sedoso.

Mas, antes que você se pergunte “ah, mas quais óleos vegetais eu utilizo pra essa bendita umectação?” te damos a resposta: O QUE VOCÊ QUISER. O que acontece é que esse procedimento é, nada mais e nada menos, pra nutrir o cabelo. Contudo você pode utilizar os óleos certos para que o seu cabelo receba muito mais benefícios que somente a nutrição.

Pra te ajudar a ver os benefícios, segue uma lista de óleos ideais pra essa finalidade:

Óleo de Coco: esse óleo penetra profundamente na fibra capilar e protege os fios retendo sua umidade natural. É sem dúvida uma ótima pedida para cabelos mais macios, brilhantes e sedosos;

Óleo de Rícino: esse com certeza é queridíssimo, pois ele é muito potente e tem ação hidratante, recupera os fios quebradiços e combate a caspa e o excesso de oleosidade, sem contar a quantidade de vitaminas que repõe a nutrição do cabelo também;

Óleo de Árgan: esse é mais comum em linhas de produtos para cuidado com os cabelos, mas sua eficácia aumenta quando usado para a umectação. Ele é um ótimo reparador para as cutículas capilares, além de rejuvenescer os fios e tratar a fibra capilar de fora pra dentro;

Óleo de Manga: para quem não gosta de uma textura muito consistente ou pegajosa, essa é uma ótima opção, pois é um óleo mais leve, mas claro que sua eficácia não diminui por isso. Os níveis de vitaminas em sua composição são o motivo pelo qual esse é considerado um óleo sensacional no auxílio ao crescimento saudável dos fios;

Óleo de Girassol: bendito seja o óleo de girassol! Essa beldade diminui o frizz e combate as pontas duplas e, além do brilho e maciez que são meros bônus, ele ajuda a combater também os efeitos externos, como sol, cloro e o sal do mar, por exemplo. Fala se não é sensacional?

Óleo de Oliva: esse aqui é um achadinho, principalmente se você já tem costume de comprá-lo para cozinhar ou colocar na salada, ele é multiuso. O azeite contém alto teor de nutrientes que possuem ação antioxidante, ou seja, além de manter a saúde dos fios, previne o envelhecimento precoce das células capilares.

E agora, pra que você aprenda de uma vez por todas o passo a passo da umectação, vamos mostrar 2 formas mais comuns de fazer esse tratamento:

  1. a) Umectação com óleo (mais simples e comum): Antes de lavar os cabelos, divida-os em mechas, aplique o óleo de sua preferência mecha a mecha, enluvando bem no comprimento e também no couro cabeludo, para que o produto seja bem absorvido. Deixe agir por 30 minutos e lave os cabelos normalmente, como de costume.

  1. b) Umectação noturna: Essa é para as ocupadíssimas de plantão! É basicamente o mesmo processo da umectação normal, porém ao invés de lavar as madeixas, você coloca uma touca no cabelo, pode ser a de cetim ou de banho, e deixa o óleo agir durante a noite. Na manhã seguinte, lave os fios com água morna ou fria, com 2 demãos de shampoo e condicionador nas pontas; ao sair do banho tire o excesso de água e finalize com algum creme para pentear. Essa última parte é importante, pois previne ações externas.

E uma informação importantíssima: é indicado para todos os tipos de cabelo. Isso mesmo, esse tratamento é mais comum às cacheadas, porém as alisadas não ficam de fora desses benefícios. Se eu fosse você não perderia a chance de tentar ainda hoje!

Como a umectação é uma bomba de nutrição, nada mais justo que utilizar uma linha de produtos que casem perfeitamente com esse tratamento, e para quem quer fazer o cabelo crescer rapidinho, a umectação com óleo de manga é sensacional quando utilizada junto com a linha Desalfy Hair Mega Crescimento – Extratos Vegetais, que é justamente o #nósindicamos de hoje. Essa linha tem tudo que a gente precisa para um projeto Rapunzel bem-sucedido: possui o queridíssimo D-Pantenol em sua formulação, que age na raiz e no comprimento dos fios, fortalece as madeixas e acelera o crescimento, além de ser 100% natural e livre de parabenos.

85bca663-d7a2-4d57-a76e-6e0839816e7b

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s